Jovens camponeses do MPA-Movimento dos Pequenos Agricultores estão fazendo parte do projeto Biblioteca dos Sons do Sertão. No mês de novembro aconteceu as primeiras reuniões de grupos jovens ligados ao movimento sobre o projeto. Neste primeiro momento reuniu aproximadamente 30 jovens de diferentes grupos na Bahia, também acontecerá reuniões no Pernambuco. 
O projeto pretende criar um acervo digital para uma biblioteca de sons gravados pelo interior do país em três territórios do Nordeste onde tem atuação do MPA, a partir de uma residência e oficinas junto a comunidades camponesas do sertão.
Serão divididas em três etapas o projeto Biblioteca de Sons do Sertão. Num primeiro momento, a realizadora de audiovisual e sound designer Camila Machado fará uma residência artístico-sonora em comunidades onde o MPA atua. Serão três comunidades onde serão realizadas a residência com uma pesquisa de sons e oficinas de captação de áudio para crianças e adolescentes. Numa segunda etapa, iremos escutar coletivamente e analisar os sons com o objetivo de pensar maneiras de expor os mesmos em instalações nos locais das oficinas para a apresentação desses sons para as comunidades participantes. Numa terceira etapa pretende-se criar um sítio eletrônico que disponibilizará os áudios em qualidade máxima para download e contará também com um histórico do processo, das comunidades e do Movimento dos Pequenos Agricultores na região. As três comunidades pensadas para participar do projeto são Várzea Nova (Município de Jacobina, Bahia), Várzea Queimada (Caem, Bahia) e Trindade (Ouricuri, Pernambuco).

Esta é uma parceira do coletivo de comunicação do MPA na Bahia que pretende realizar por meio do projeto biblioteca de sons do sertão oficinas de captação de áudio, além de desenvolver outras técnicas e formas de comunicação social, a partir de oficinas de fotografia, vídeo e incentivo à cultura por meio de aulas de teatro e capoeira com grupos jovens.