MPA ocupa a Paralela, o coração da capital Baiana

Movimento dos Pequenos Agricultores articulado no Brasil em 17 estados, integrado a Jornada Nacional da Via Campesina, desde dia 21 de agosto com 60 mil pessoas mobilizadas do campo e da cidade.

No terceiro dia de mobilização, o MPA ocupou a Avenida Paralela durante uma hora e trinta minutos com mil camponeses /as de trinta e seis municípios do estado da Bahia parando o transito durante a manha no dia 25 de agosto. O objetivo da ocupação foi porque o estado não esta atendendo as reivindicações do povo.

Há dois dias o movimento vem realizando audiências com estado, porém até o momento não há avanços significativos na pauta do MPA junto ao estado. Assentar as famílias do Acampamento Terra Nossa do MPA -Ponto Novo Bahia, que o governo fechou a pauta em condição do acampamento de trinta e dois municípios.

A marcha iniciou na frente da SEPLAN, no Centro Administrativo da Bahia, de forma pacifica em direção a Avenida Paralela no sentido a rodoviária. Durante a ocupação os camponeses /as permaneciam animados, cantando e dançando com o seu jeito sertanejo. Em tempo realizavam também o debate de modo que a população pudesse conhecer a mensagem política do MPA, trazendo o grito por direito do campesinato para onde esta localizada toda estrutura do governo a onde tem o poder de decisão.

Devido á coragem e convicção dos camponeses /as realizarem a ocupação, garantiram uma audiência ás 18 horas com a equipe do governo com poder de decisão para a negociação da pauta. Em quanto isso, a tarde haverá formação no espaço onde o MPA esta ocupando na SEPLAN. Os camponeses /as só retornara as suas comunidades com a garantia concreta das reivindicações.

Agronegócio só Traz Pobreza, Queremos para o Mundo Agricultura Camponesa!

Coletivo de Comunicação do MPA
Salvador-BA, 25 de Agosto 2011