Nota de Repudio à ação do Ministério da Agricultura contra as famílias Camponesas de São Gabriel da Palha e região- es.
ORGANIZAR, PRODUZIR, ALIMENTAR”.
Nós camponeses/as, trabalhadores/as do campo e da cidade, repudiamos a ação do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (MAPA) contra o Mercado Popular de Alimentos, localizado no município de São Gabriel da Palha – ES. Este mercado foi construído com a luta e organização dos/as camponeses/as e trabalhadores/as e tem como principal objetivo oferecer alimentos saudáveis aos trabalhadores/as da cidade, enfrentando assim os grandes monopólios da indústria de alimentos.
No dia 24 de maio de 2012, pela manhã, fomos surpreendidos por agentes do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (MAPA), onde os mesmos esvaziaram as bancas e os congeladores do nosso mercado que estavam repletos dos produtos da agricultura camponesa alegando que nossos alimentos não estão aptos a serem comercializados, insistindo na justificativa de que era para “prevenir a saúde dos consumidores”.
O Mercado Popular de Alimentos é a materialização de um sonho que tem a intenção clara de ser um espaço de dialogo sobre a alimentação saudável, reafirmação da produção camponesa e a comercialização como parte de um processo de certificação mútua entre produtores e consumidores, estabelecendo assim uma relação de confiança entre ambas as partes, que extrapolam os padrões impostos pelo mercado do capital.
O Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (MAPA) deveria impedir a produção e a comercialização dos alimentos transgênicos e com uso de agrotóxicos que trazem malefícios a saúde humana e ao solo. Esta ação do MAPA se mostra como mais uma investida do grande capital monopolista que quer impedir a luta dos/as trabalhadores/as. É vergonhoso ao MAPA estar a serviço dos grandes grupos econômicos do agronegócio e do capital financeiro.
Desta forma, gostaríamos de convocar todas as organizações populares, pastorais sociais, sindicatos e trabalhadores/as do campo e da cidade para que manifeste seu repúdio à ação do Ministério da Agricultura contra os/as camponeses/as de São Gabriel a Palha - ES por esta ação que visa, unicamente, impedir a comercialização dos/as camponeses/as e consumo de alimentos saudáveis da população de São Gabriel.
Por isso exigimos de imediato a liberação e o reconhecimento dos nossos produtos pelo Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo direito dos/as camponeses/as e trabalhadores/as da cidade consumirem alimentos saudáveis.
São Gabriel da Palha/ES, 24 de Maio de 2012.
Assinam: 
Movimento dos Pequenos Agricultores – Brasil.
Associação de Assistência Técnica e Assessoria aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Populares - CACTUS.