Audiência Publica tem a presencia de mais 150 camponeses e camponesas para negociar a pauta das comunidades camponesas organizadas pelo MPA. Realizada hoje no Contorno Jose Gonçalves, Distrito do junco Jacobina. São mais de 25 comunidades rurais que coloca em pauta a luta pelos direitos básicos, exigem o fortalecimento da agricultura camponesa. Ressaltada a  saúde de qualidade que foi pauta especifica na jornada de luta das mulheres camponesas desta região, onde ocuparam a Prefeitura Municipal de Jacobina. 
Esteve presente o Prefeito Rui Macedo, o secretario de saúde Ivonildo Dourado, além de parceiros como o Movimento de mulheres de Jacobina e quarto representante da câmera de vereadores. 
Este é um processo de intervenção dos camponeses nas tomadas de decisões, definições de prioridades e uma forma de sair do esquecimento por parte dos governantes ao antedimento dos Direitos Básicos. 
E assim fica registrado que só com luta, participação nas tomadas de decisões que a populações do campo serão ouvidas e respeitadas. 
O resultado da negociação nos anima no sentido que há um compromisso e será cumprindo se estivemos juntos e dizendo como deve ser feito.
O pontos de pautas fazem parte da proposta do MPA para o campo brasileiro que é o PLANO CAMPONÊS. Consta: Educação no campo, Saúde de qualidade, Vida de qualidade (esporte, lazer, cultura), Estruturação das comunidades camponesas, Produção, Meio ambiente. 
Além de ser um espaço que questionamos os Dados populacionais do Distrito do Junco que em pesquisa do IGBE-2010 revela que há apenas 7.100 habitantes. Na pesquisa que o MPA faz nas comunidades rurais consta que existe 351 famílias em áreas descobertas sem Agentes de saúde, com base nos dados de famílias cadastradas no Posto de Saúde do Distrito do Junco identifica 2.580 famílias, totalizando mais de 12.900 habitantes. Sendo que em outras fontes como EMBASA, COELBA podemos identificar uma população superior a este número. O governo trabalha com números oficiais e sendo o número apresentado pelo IBGE inferior os recursos não serão repassados para a totalidade de habitantes existente. 




A luta continua e a luta para efetivação dos direitos básicos para a população camponesa está pautada e exigimos resposta.  Poder ao povo. 
"O povo unido jamais será vencido". 


PLANO CAMPONÊS; Por Soberania Alimentar e Poder Popular!