Entre os dias 29 de março a 01 de abril em Brasília o  Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA esta realizando a Escola Camponesa da Memória.  A atividade faz parte do calendário de lutas do Movimento em denúncia ao golpe de 64,  a escola tem o objetivo de  recuperar esse período de luta e resistência do povo, e denunciar as atrocidades cometidas pelo estado na época, sobre tudo a  repressão contra os  camponeses no “período de chumbo”.
A Escola reunirá mais de 100 jovens camponeses, militantes, de 13 estados brasileiros,  organizações como  Levante Popular da Juventude, MST e Via Campesina Internacional, também estarão presentes na escola.
A programação combinará formação política para compreensão contexto do golpe, lutas de resistência, até o período da redemocratização e ações de rua.
Rafaela Alves do coletivo nacional de juventude afirma que o resgate  e a memoria da luta contra a ditadura é uma tarefa fundamental da juventude brasileira “  existe uma divida histórica do estado brasileiro com o povo, não se pode permitir que um período de luta com esse seja esquecido ou ignorado ou melhor maquiado, a juventude não estava presente apenas na condição etária dos que lutaram conta o golpe de 64, de fato so ideais dos movimentos de luta e resistência eram ideais jovens, ou seja de liberdade, por isso a juventude de hoje deve resgatar e garantir a justiça pelos que lutaram por esses ideais” afirmou Rafaela.








Dentre as presenças para a contribuição da escola está confirmada a participação do Professor Milton Pinheiro  e Gilney Viana  membros da Comissão da Verdade .
Segundo Marcelo Leal do coletivo nacional de formação do MPA, a escola tem uma função fundamental para os movimentos populares do Brasil “ nossas organizações de hoje são parte viva  dos movimentos que lutaram contra a ditadura, nós somos a continuidade de uma luta que não acabou em 85,  não podemos permitir que nenhum brasileiro ou brasileira não saiba oque foi de fato a ditadura, não permitirmos que nenhum militante se quer seja esquecido ou escondido pelas queimas de arquivo dos militares ou pelo esquecimento popular” Afirmou Leal.
Um dos debates principais da escola é a participação e repressão  contra camponeses e camponesas no período da ditadura, atualmente  o estado brasileiro reconhece apenas 29 mortes, no entanto a Comissão da Verdade apurou que são mais de 1mil.

Serviço:
Escola Camponesa da Memória
Data: 29 de março a 01 de abril de 2014
Local: Albergue da Juventude , trecho 2, setor de áreas insoladas- Srpn, Brasília
Contatos: Anderson Amaro -  61  9684-6455
                 Rafaela Alves     -  79  9996-78869
                  comunicacao@mpabrasil.org.br
                   mpabrasil@mpabrasil.org.br