Saúde uma vergonha nacional e jacobinese- BA
As manifestações que tomaram as ruas em todo o país no ano de 2013, demonstra a precariedade da saúde no Brasil. Estar na UTI a saúde de Jacobina por falta de financiamento, eficiência e acessibilidade cada vez mais para população das classes menos favorecida é empurrada para o setor privado.  
Podemos dizer que nesses últimos anos está de mal a pior. A saúde pública jacobinense tem sido usada, historicamente, por caciques políticos para manipulação de votos. Então, como está o Hospital Regional Vicentina Goulart?  Esta casa de saúde sempre foi utilizada como negócio lucrativo tanto no âmbito financeiro como no eleitoral. O HRVG só prestou atendimento gratuito aos mais pobres quando era de interesse do líder e ex-gestor público inelegível Leopoldo Passos, atendendo a uns e deixando de atender outros tantos. Atualmente na gestão do atual prefeito Rui Rei Matos Marcedo que faz oposição ao ex-gestor o hospital encontra-se praticamente fechado. É um hospital que tem uma estrutura física em boas condições, era responsável por 72,8% das internações hospitalares do município realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são 203 leitos sem funcionamento que poderia está atendendo a população deste município e dos municípios vizinhos.  O que propomos? Que este hospital se torne público e esteja em devido atendimento a população. 
O Hospital Municipal Antonio Teixeira Sobrinho que esteve praticamente fechado na gestão passada e que atualmente está superlotado, não suficiente para atender a população jacobinese e de outros municípios que necessita dos seus serviços?  O atual Prefeito tem a proposta de reforma-lo, esta é uma necessidade, mais onde será atendida a população neste período?
O que dizer do Distrito do Junco deste município com a população de aproximadamente 15 mil habitantes não ter médicos suficientes para até as demandas da área urbana e rural? Que tem 2.500 famílias cadastradas e ainda tem muitas áreas rurais descobertas sem Agente de Saúde? Segundo o Ministério de Saúde, em 1.900 municípios há menos de um médico por 3 mil habitantes, na realidade deste Distrito é 1 médico para 15 mil. Existe apenas um Posto de Saúde Familiar (PSF) que não é suficiente na área urbana e a população rural tem muitas dificuldades para obter vagas.
Nossa pauta:
Construção de uma Unidade Satélite de Saúde no povoado Contorno José Gonçalves acompanhado de uma ambulância.
Agente de saúde para áreas descoberta
Profissionais médicos: mastologista, ginecologista, urologista. 
Aderência ao programa mais médico
Médicos suficientes para atender a demanda urbana e da zona rural do Distrito do Junco
Funcionamento do Programa Saúde em Movimento na zona rural do Distrito do Junco
Queremos UTI neonatal, UPA e UTI