A campanha nacional por um Plebiscito Popular por mudanças no atual Sistema Político do nosso país foi lançada em novembro de 2013 e hoje conta com mais de 200 organizações entre Movimentos sociais, partidos políticos e movimentos na construção de uma pauta unitária que tem o intuito de impulsionar um instrumento que assegure a sociedade opinar sobre o atual sistema político brasileiro. Esse instrumento é o Plebiscito Popular, onde o povo dirá sim ou não a uma Constituinte Exclusiva e Soberana composta por cidadãos e cidadãs eleitos/as exclusivamente para mudar o Sistema político.
Uma iniciativa aprovada na Plenária Nacional dos Movimentos Sociais, que ao se reunir em setembro de 2013, no momento pós mobilizações de junho, perceberam a necessidade de construir de forma unificada a realização do Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema político, com a única pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”
Na região norte da Bahia estão envolvidas diversas organizações, foi realizado lançamento do Plebiscito em Capim Grosso e formação do comitê municipal. Previsto lançamento e formação do comitê ainda no mês de Abril no município de Jacobina. E para região central do Senhor do Bonfim a defini. 
Esteja todos e todas convidados a fazer parte na construção do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva Soberana do Sistema Politico na região norte da Bahia. Entre em contato com o MPA e o Levante Popular da Juventude de Capim Grosso. 
Mais informações: http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/