SEMINÁRIO DE MULHER
O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), realizou entre os dias 10 a  12 de abril,  o Seminário Estadual de Formação para as Mulheres no município de Tremedal na Bahia. Participaram da atividade em torno de 30 mulheres das regiões Norte e Sudoeste. O encontro tinha como objetivo ser um espaço de formação política e empoderamento das mulheres, de estudo e aprofundamento teórico, intercâmbio cultural das experiências produtivas de grupos de mulheres presentes nos Grupos de Base e reafirmação do Plano Camponês como nossa estratégia política para fortalecer a organicidade e participação das mulheres na Economia Camponesa

No dia 10/04 iniciamos a reflexão sobre A participação das mulheres na Economia Camponesa, onde a Companheira Daniela Alves- agrônoma do MPA, relata “Que ainda hoje os trabalhos realizados pelas mulheres são considerados ajuda. No Brasil quase 15 milhões mulheres que estão no campo são privadas do acesso à cidadania, pois não é reconhecida a sua condição de Agricultora Camponesa.”


Segundo a mesma “Todas as experiências de mobilização e luta  das mulheres só foram possíveis por elas próprias entenderem que precisavam sair da invisibilidade e conquistarem seus espaços na sociedade, isso nos mais diversos contextos. Desde direito a votar, salario maternidade, aposentadoria...”





No segundo dia discutimos sobre as politicas publicas de comercialização da Produção através do PAA e PNAE. Que tem como objetivo acesso a alimentação saudável e incentivar a Agricultura Familiar.  Porem para a pequena Agricultura acessar esses programas ainda é a dificuldade maior é por conta da burocracia.





Encerramos essa atividade fazendo uma reflexão sobre a presença  das mulheres na formação histórica do Brasil, partindo especialmente da luta e contribuições das Mulheres Negras que contribuíram na formação do povo brasileiro, onde muitas tiveram participação nas frentes de batalhas, foram importantes como referência  religiosa, guardiãs das sementes, responsáveis pela agricultura e alimentação, a exemplo de Dandara, Acotirene, Aqualtune,  Luiza Mahin, Zeferina e muitas outras.    

Saímos com o desafio de organizar as mulheres nos grupos de base, para fortalecer a participação das mesmas nos espaços de decisão, seja na família quanto nas associações e movimento. Tendo como compromisso continuar ações formativas voltada para as mulheres camponesas.




COLETIVO DE COMUNICAÇÃO DO MPA BAHIA 13/04/2014