Desde dia segunda feira (12), cerca de 600 trabalhadores rurais, ligados ao CETA (Movimento Estadual de Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas), MPA (Movimento dos pequenos Agricultores) e MLT (Movimento de Luta pela Terra) e ocuparam o INCRA- BA.





Essa ação conjunta faz parte da Semana de Luta que unificar as ações para solucionar as pautas de cada movimento;


As pautas estão relacionada ao INCRA e ao Governo Estadual da Bahia; Existe morosidade no assentamento das famílias que persiste em ter um  pedaço de chão, são tantas as burocracia, há falta de interesses que coloca o povo em luta e tendência as manifestações mais rígidas.  


Paralelas as negociações os manifestantes se reúne em assembleias que conjuntura o que está sendo negociado e as conquistas das pautas; Há espaço de formação políticas com diversas temáticas: Questão Agrária, Plebiscito popular por um Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político e Teatro do Oprimido e troca de saberes.  


A alegria é contagiante, no INCRA crianças correm prá lá e prá cá, sambistas dedilham marotos seus violões e tocam seus pandeiros. Pessoas de diversas regiões do estado, que abandonaram com muitas dificuldades seus lares, seus barracos, seus penosos e cansativos dias de trabalho para manter a vida e se deslocar para lutar pelos seus Direitos.  É importante ressaltar o grande número de mulheres e crianças de todas as idades, da pré-adolescência até crianças ainda no colo de suas mães-guerreiras.