A sociedade capitalista que se baseia na competição e na disputa do espaço e do tempo em todos os campos já conhecidos pela raça humana. Onde o individuo se vê cotidianamente cercado por concorrentes que ameaçam o status ou o nível social, econômico em que se situa. Este modelo está levando todos nós a uma situação de neurose social impossibilitando a cada um fazer a leitura da realidade com clareza. A evolução muito veloz dos instrumentos de comunicação com novas tecnologias colocam tantas informações de qualidade no mínimo suspeitas para não dizer falsas e desnecessárias a sociedade. a indústria da propaganda tem levado a todos a uma corrida ao consumo sem nenhum critério. O capitalismo não atende as necessidades do povo, apenas cria novas necessidades que dão lucro as empresas e seus acionistas.
Estão fazendo a sociedade absorver hábitos e transformando os em cultura da aparência. vemos a perda dos valores como: COMPANHEIRISMO, COOPERAÇÃO, CONSTRUÇÃO COLETIVA, SOLIDARIEDADE.

A Agricultura Camponesa nos últimos anos tem juntado os esforços para manter seus valores, construir uma proposta alternativa e resistir a esta onda irracional do sistema capitalista que quer transformar tudo e todos em mercadoria, para meia duzia enriquecer. Nosso Plano Camponês propõe fortalecer e recriar nossa cultura, preservando nosso modo de vida, nosso jeito de ser e produzir e introduzir novas tecnologias capazes de reduzir o sacrifício do trabalho no campo, aumentar a produção e respeitar o meio ambiente cuidando das águas, das poucas matas que ainda temos e produzir alimentos  de forma limpa para o povo do campo e da cidade. Estamos desenvolvendo açoes que levam a aprender coisas novas como a produção por meio de pequenas agroindústrias e comercializar esta produção. Estas ações são realizadas de forma não competitiva entre as famílias camponesas. De forma associada ou cooperada gerando relações, encontros, amizade e colaboração e consequentemente vendas e geração de renda, impulsionando outras ações maiores.
O MPA está apostando neste caminho, consciente que a cooperação entre as famílias camponesas possibilita avançar na construção de um mundo diferente deste de hoje onde as pessoas se preocupam com a aparência. Os camponeses com seu jeito simples estão mostrando a sociedade o caminho da paz, do sossego e da justiça. 
Nossa experiencia caminha com muito esforço e trabalho e apresentamos  resultados concretos na industrialização e comercialização. Na unidade sede da Cooperativa CPC  em Porto Barreiro estamos pondo em prática o Plano Camponês com produção de alimentos com a nossa marca e gerando empregos e alimentando o povo brasileiro;

Do Campesinato para o povo brasileiro