A ação fez parte do I Encontro Estadual Feminista do Movimento dos Pequenos Agricultores

Cerca de 150 mulheres do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) ocuparam na manhã de hoje (09) a agência do INSS de Vitória da Conquista, localizada na Avenida Rosa Cruz, bairro Recreio. A ação fez parte do I Encontro Estadual Feminista do Movimento dos Pequenos Agricultores e teve o objetivo de reivindicar melhorias no atendimento e acesso aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo.  
O encontro estava sendo realizado desde o dia 06, no Centro Camponês de Formação Derli Casali, em Vitória da Conquista, com o tema “Relações de Gênero, Classe e Poder: participação das Mulheres na luta, na política e na economia camponesa”.
O primeiro dia foi marcado por  discussões e esclarecimentos acerca da Previdência Social, com enfoque nas mulheres camponesas, com a facilitação de Lenir Correia, advogada popular de Rondônia. Já o segundo dia foi destinado às conversas sobre relações de gênero, poder e classe e teve a presença de Isadora Browne, historiadora, feminista e mestre em Educação.
Fátima, da comunidade Lagoa Comprida, ressaltou a importância dos espaços de formação voltados às mulheres. “É muito importante reunir as mulheres, por que assim a gente discute uma com a outra, então, reunidas, a força é maior”, afirmou.
Místicas e apresentações da cultura popular das camponesas também fizeram parte da programação. O evento foi finalizado hoje (segunda-feira) com a ocupação do INSS.