No dia 19/03 a direção estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores esteve reunido com a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia onde apresentou o “PROGRAMA CAMPONÊS: produção de alimento saudável para abastecimento popular e geração de estabilidade econômica e social para o campesinato baiano”. O Programa está assentado sobre a concepção de que o campesinato é a base estratégica para a garantia da soberania alimentar e visa à implantação de ações que fortaleçam a Agricultura Camponesa como produtora de alimentos e como indutora do desenvolvimento no campo brasileiro.
Edivagno Rios dirigente do movimento afirma que “Tais ações devem garantir as condições materiais para a permanência dos camponeses/as no campo baiano, sobretudo a juventude, ampliado sua renda, elevando sua consciência social, gerando novas relações geracionais e de gênero, novos processos produtivos ambientalmente sustentáveis e melhorando sua qualidade de vida”.

Para Leidiane Santos dirigente do MPA diz que “O Programa Camponês dialoga também com a execução e fortalecimento das políticas publica já existente que garantem o acesso à Educação do Campo, Saúde, Esporte, Cultura e Lazer e o acesso a água de qualidade para as comunidades camponesas”.

           O secretario Jerônimo Rodrigues diz “que o governador Rui Costa tem prioridade atender a população do campo à agricultura camponesa e a criação da secretaria tem este objetivo”. O secretario juntamente com Ivan Fontes chefe de gabinete da SDR e Jason responsável pela Bahiater se comprometeram em analisar a proposta apresentada pelo movimento e no dia 07/04 reunir novamente com MPA pra seguir dialogando.