Camponesas e Camponeses do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) participaram neste domingo, 30 de Agosto, da 36ª Missão da Terra, em Filadélfia- Bahia, que teve como tema “Igreja e sociedade em missão a serviço da vida no Sertão” e o lema: “Eu vim para que todos tenham vida”.

Além de impulsionar a fé cristã, a Missão da Terra tem como objetivo trazer para a sociedade a reflexão e o debate da luta pelo acesso a Terra, a Água e os Direitos Humanos dos povos do campo e da cidade no Semiárido, visando o compromisso com a transformação da sociedade.

Durante a Romaria, em uma das paradas estratégicas, militantes do MPA realizaram o diálogo sobre o aumento do uso dos Agrotóxicos pelo o agronegócio, em específico a empresa Sítio Barreira no município de Ponto Novo, e os impactos na natureza e na saúde do povo. Foi destacado a necessidade urgente de uma alimentação saudável, em favor da soberania alimentar da população do campo e da cidade. Também foi entoado o hino do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que será lançado oficialmente no I Congresso Nacional do MPA, em São Paulo.

Francisca, jovem militante do MPA, destaca a relevância da Missão da Terra “Esse é um espaço que vem debater sobre vários temas, alertando a população para que não se acomode diante das mais variadas formas de exploração e extermínio da natureza”, afirmou.

A Missão da Terra ocorreu com muita fé, animação, mística, alegria, gritos de ordem, apresentações culturais aglutinando em um mesmo compasso as dores, os cantos, a perseverança, resistência e esperança dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, selando a união necessária entre as mãos que semeiam o trigo e as mãos que fazem o pão.