Neste último domingo (23), ocorreram atividades artísticas e culturais organizadas pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) reunindo a Juventude Camponesa para participar de Oficina do Teatro do Oprimido e do Cinema Camponês na comunidade Paudarquinho, município de Jacobina, Bahia.
Em preparação para o I Congresso Nacional do MPA, os núcleos de Base do MPA estão realizando intensos espaços de debates, reflexões sobre a Juventude Camponesa, no tocante a sua realidade, pela a permanência da Juventude no Campo e quais os desafio na organização da juventude para garantir seus direitos sociais e para melhorar a vida no campo com cultura, lazer, educação, renda.
Na oficina de Teatro do Oprimido os/as jovens exercitaram as mais diversas expressões corporais, trazendo cenas de opressão vivenciadas no cotidiano do campesinato, bem como a resistência e luta em expressão artística teatral. A juventude ao final da oficina, estava motivada a construir um grupo para construção do Teatro Camponês.
Na boquinha da noite, deu-se início ao “Cinema camponês”, uma proposta desenvolvida pela juventude  do MPA, na criação de espaços nas comunidades de cultura, encontro e lazer. Através da exibição de filmes nacionais, longa e curta metragem, são debatidas sobre diversas questões que envolvem a sociedade, principalmente acerca da realidade do povo do campo. Nesta noite o cinema reuniu mais 45 pessoas da comunidade de Paudarquinho e na tela estava o filme “Narradores de Javé”, que proporcionou muita diversão e diálogo entre as pessoas presentes.




















Por comunicação MPA