Plenária Popular da Constituinte e do Grito dos Excluídos


No próximo sábado (22), será realizada em Feira de Santana a Plenária Popular da Constituinte e Grito dos Excluídos. Organizada por movimentos sociais e entidades populares, o evento tem como objetivo reunir lideranças comunitárias, organizações e pessoas de Feira e região interessadas em buscar saídas democráticas para a crise do país no intuito de discutir a atual conjuntura política e construir um calendário unitário de lutas. Dentre os movimentos presentes, estarão a Consulta Popular, o Levante Popular da Juventude, a Cáritas, o Movimento de Pequenos Agricultores e a Marcha Mundial das Mulheres.


Segundo Thays Carvalho, direção nacional da Consulta Popular, “a Plenária acontece num momento delicado do cenário político nacional, em que o avanço de uma política conservadora ameaça os direitos dos trabalhadores e a própria democracia do país”. Para Reginaldo Dias, da Cáritas, “o evento busca também reunir igreja e comunidade para apresentar o Grito dos Excluídos, que este ano traz o tema: Que país é este, que mata gente, que a mídia mente e nos consome”. A igreja católica também apoia o evento, e o Bispo-coadjutor de Feira, Dom Zanoni, gravou um vídeo convidando a população para a Plenária. “É um momento importante, participe conosco, refletindo sobre a tão necessária reforma política para melhorar a qualidade de nossos políticos. É o nosso dever, é o nosso compromisso”, afirma o Bispo.

A programação inclui não só a análise da política nacional, com a presença de representantes da igreja, movimentos sociais e sindicatos, como também a discussão das questões locais, como mobilidade urbana. À tarde, será organizado um calendário unitário de ações entre as entidades e municípios presentes.



A Plenária tem início às 9h, e será realizada na Chácara Santo Inácio, localizada no bairro Queimadinha. As inscrições e almoço são gratuitos e abertos para toda população. A organização solicita a doação de 1kg de alimento não perecível aos que puderem contribuir.


CONTATO: 75 9256-0960 (Lorena)

PROGRAMAÇÃO
9h Abertura
10h Mesa e debate: “Que país é este que mata a gente, que a mídia mente e nos consome?”
12:30h Almoço
14:30 Plano de ação
16:30h Encerramento