A Brigada de Juventude do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), começa a chegar em São Bernardo do Campo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira,18, e neste sábado, 19. Vindos dos mais diversos Estados, a Brigada de Juventude do MPA é composta por mais de 20 jovens camponeses/camponesas que assumiram a tarefa de Agitação e Propaganda no processo de construção do I Congresso Nacional do movimento.
O MPA compreende que a Agitação e Propaganda, ou AGITPROP como um método, que reúne um conjunto de formas e táticas que podem ser utilizadas conforme as opções demandadas pela estratégia. Tem por compreensão que agitação e propaganda é mais do que técnicas ou estéticas políticas e seus militantes, devem ser mais do que meros grupos artísticos, animadores de atos ou panfleteiros, destaca Rafaela da Silva Alves, dirigente nacional do MPA.  
Para o movimento a produção de Agitação e Propaganda deve estar ligada ao todo da organização, a sua estratégia e a leitura constante da conjuntura. Os/as agitadores/as e propagandistas devem se formar político e ideologicamente de acordo com as necessidades impostas pela vida política e pelos objetivos da organização, “para que a agitação e propaganda seja eficaz ela precisa fazer a conexão entre a estratégia da organização e os pontos centrais das contradições que emergem na conjuntura” revela a dirigente do MPA.

O I Congresso Nacional do MPA
O MPA em outubro deste ano realiza o seu I Congresso Nacional entre os dias 12 a 16 de outubro no Pavilhão Vera Cruz em São Bernardo do Campo - SP. Espaço este que representa o berço da luta sindical, onde espera-se receber 4 mil camponeses e camponesas de todo o país, convidados e parceiros do movimento. Com o tema “Plano Camponês, Aliança Camponesa e Operária por Soberania Alimentar”, o congresso consolida a aliança camponesa e operária.
O Congresso nacional é a instancia máxima de uma organização. Ao longo da construção da trajetória política do MPA realizamos três Encontros Nacionais que funcionam na prática como instancia de construção da unidade e de momento decisório sobre os rumos do movimento. Por isso escolhemos o berço da luta operária brasileira e a data do dia 16 outubro, dia internacional por Soberania Alimentar, momento este que reunirá camponeses e operários de todo Brasil, com a participação de organizações de diversos países. Pois compreendemos que a história reserva uma das maiores batalhas ao camponeses e operários, a de construir com nossas próprias mãos a libertação da Classe Camponesa e Operária da opressão do agronegócio, dos transgênicos, dos agrotóxicos, da violência contra as mulheres, da criminalização e de tantas outras violências que enfrentamos no nosso dia-a-dia.

Por Comunicação do MPA

Fotografias: MPA