Estudantes da
Escola Família Agrícola realizam experiências de convivência com o semiárido na
Bahia
Estudantes
da Escola Família Agrícola (EFA) Jabuticaba, município de Quixabeira- Bahia,
durante os dias 24 a 28 de agosto do corrente ano, participaram de uma vivência
para conhecer a realidade das famílias camponesas organizadas no Movimento dos
Pequenos Agricultores (MPA), nos municípios de Quixabeira, Caém, Jacobina e São
José.
As
Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) têm como público alvo os/as filhos/as das
famílias camponesas, e cumprem o objetivo de formar essa juventude não só
tecnicamente, mas politicamente e socialmente acerca das questões que envolvem
o campesinato, com foco na produção da agricultura camponesa afim de,
fortalecer a soberania alimentar do povo. Além disso, as EFAS qualificam
profissionalmente esses estudantes jovens camponeses, para que tenham possibilidade
concreta de permanecer no campo com trabalho, renda e qualidade de vida.
Para
o MPA, a assistência técnica precisa ser voltada para fortalecer os Sistemas
Camponeses de Produção, incentivando a autonomia, soberania das famílias
camponesas, a partir da produção de alimento saudável; assim a assistência se
faz com equipes multiplicadoras, capaz de atender as demandas da realidade
concreta das camponeses e camponesas. Desta forma, o que predomina é a troca de
saberes, experiências entre camponeses (as) e técnicos (os).
O
método da EFA está sustentado a partir do tripé Ação- Reflexão- Ação (Práxis),
nesse contexto os/as estudantes “aprendem e compreendem fazendo”, nesse sentido
o projeto política pedagógico da escola é referenciado na Pedagogia da
Alternância, através do Tempo Escola e Tempo Comunidade.
Diante
desse contexto, o estágio foi realizado em duas perspectivas, uma que
possibilitou os estagiários conhecerem os Sistemas Camponeses de Produção de
Convivência com o Semiárido praticado pelas famílias camponesas, assim como,
também realizaram algumas práticas técnicas nos roçados dos camponeses, tais
como: compostagem, construção de hortas, produção de banco de proteínas
para alimentação animal, através da silagem e etc.
Essa
atividade teórico- prática foi de grande relevância, pois contribuiu
concretamente na melhoria das condições de produção das famílias camponesas,
demonstrando qual deve ser o verdadeiro papel da Assistência Técnica no
Semiárido e o seu compromisso político, ideológico, social com a agricultura
camponesa.
0 comentários
Deixe aqui seu comentário: