Como parte da preparação política das mulheres Rumo ao I Congresso Nacional do MPA, aconteceu durante os dias 06 e 07 de Setembro/15 na Comunidade Camponesa Córrego da Prata, localizada no município de Ribeiro do Largo – BA, o I Encontro de Mulheres Camponesas do MPA da Regional Lindaura. 
A regional Lindaura é de  forte produtora de café, milho, feijão, mandioca e mel, agrega as comunidades camponesas dos municípios de Ribeirão do Largo, Encruzilhada, Cândido Sales, Maiquinique e Itarantin, inclusive, com grande destaque na prática da comercialização de alimentos saudáveis, como traz Rosa, militante do MPA. 
Durante o encontro fizemos mostras de filmes e rodas de conversa sobre relação de poder no campo e reflexões em torno da presença feminina no campo e sua importância para a agricultura, especialmente, na atualidade de grande enfrentamento do capital no campo. Aliado a isto, reafirmou a importância das mulheres na construção do Plano Camponês como projeto político contra hegemônico para o campo brasileiro. Aliado a isto foi alvo da formação o tema da violência contra as mulheres e a necessidade de criar processos de desnaturalização e transformação desta realidade, acesso à saúde pelas mulheres do campo e os impactos das mudanças previdenciárias sobre elas, especialmente das mulheres jovens.