A primeira etapa do programa Nacional de Habitação Rural – PNHR na Bahia contemplou mais de 180 famílias do MPA. E a partir deste projeto, outras famílias entraram na luta para realizar esse sonho da moradia de qualidade.
     No norte da Bahia, iniciou a realização da segunda etapa. No município de Capim Grosso está em processo de construção de 16 casas e no município de Itiúba  está sendo construídas 29.  Em Caém, 39 famílias assinaram o contrato do projeto de moradias camponesas com a caixa econômica federal, onde o ato de assinatura aconteceu na comunidade quilombola Várzea Queimada. Os municípios de Jacobina, Serrolândia, Capim Grosso, Quixabeira e São José estarão assinando o contrato para a construção de 44 unidades habitacionais.
       Desde 1998 o MPA tinha em sua pauta de negociação o programa de habitação rural.  A Proposta de construção de moradias no campo tornou-se um programa, o Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR, que tem como meta construir 60.000 casas no campo. Entretanto o déficit habitacional no campo é enorme, e muito ainda tem por se fazer para garantir que toda família camponesa tenha uma moradia digna. Até o fim do ano de 2011, o MPA já havia concluído a construção de 10.218 casas.