Seminário Estadual Moradia Camponesa - APASBA
Moradia Camponesa, como condição de permanência no Campo.
      

     Nos dias 26 e 27 de fevereiro acontece no município de Capim Grosso - BA, o primeiro seminário de Moradia, com representação de cerca de 80 lideranças Municipais do Centro Norte e Sudoeste da Bahia.
Realizado pela Associação de Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia-APASBA, o seminário tem como objetivo debater os desafios e execução do programa nacional de habitação - PNHR, com um olhar especial no estado da Bahia que é onde tem uma grande concentração de Camponeses e um grande o defleti habitacional é muito grande cerca de 70% do defleti nacional.

      A pauta da moradia surgiu em 2005 a partir da necessidade dos camponeses e camponesas de vários municípios da Bahia, inicialmente com investimento de R$ 4.500.000,00 posterior chegou a R$ 6.000.000,00 executados pelo FGTS entre 2005 a 2009, onde foram construindo 138 unidades habitacionais. Em 2009 a partir das demandas foi lançado o Minha casa Minha Vida, aumenta se o valor de investimento e novas demandas surge, em de 2012 e 2013 foi construída 41 unidades de habitação nos municípios de Aracatu e Tremedal no Sudoeste da Bahia. Atualmente temos uma demanda de 461 unidades distribuídas entre o Norte e Sudoeste da Bahia, onde aproximadamente 100 estão contratadas e as demais 300 unidades em processo de finalização de análise com o prazo limite de contratação até 31 de março do corrente ano pelo programa Minha Casa Minha Vida II.
      
    O seminário conta com a presença de Guilherme da CAR representando o governo do estado, Helder Gerente da Caixa Econômica Federal do município de Capim Grosso, Ricardo Secretário de Agricultura do Município representando o Governo Municipal e alguns companheiros do MPA do Estado de Piauí, Sergipe, Pernambuco e Rio grande do Sul e a Equipe Técnica Social e Engenharia

     Dentre a programação do semanário está prevista pro dia sábado 27 a tarde uma visita as unidades de moradias Camponesas que estão sendo construídas no município de Capim Grosso, posterior o encerramento da atividade.