O movimento dos pequenos agricultores realizará o Seminário Estadual “soberania alimentar: produção de alimento saudável e abastecimento popular” que será no dia 23 de julho em Feira de Santana, Bahia com a participação da coordenação estadual do MPA, dos técnicos do projeto de sementes, estudantes do curso de agroecologia e parceiros. A atividade tem como objetivo discutir com os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade a problemática da crise alimentar. 
Crise essa que é consequência do modelo predominante do agronegócio/agrotóxicos/monocultivo e pela forma que é organizado o mercado de alimento no Brasil e no mundo, onde a mesma empresa que produz e lucra com a produção e o comércio do agrotóxico, também no mercado de alimento controla e determinando o valor da compra e venda dos produtos alimentícios. Estes alimentos são produzido pelos camponeses mais apropriado pelas empresas do ramo.
Acreditamos que só agricultura camponesa será capaz de dá resposta ao dilema da crise de alimento e ambiental, são os camponeses que produz 70% dos alimentos, com respeito ao meio ambiente, que vão para a mesa dos brasileiros, e são eles grandes produtores de expressões culturais presente na culinária, na produção, no artesanato, na musicalidade, entre outros.
É a classe trabalhadora na luta pelo fortalecimento da aliança camponesa e operária, na luta pela reforma agrária, da agricultura camponesa, soberania alimentar e da construção do projeto popular para o Brasil.

Plano Camponês: Aliança Camponesa e Operária por Soberania Alimentar