Camponeses e camponesas do MPA está ocupando, desde do dia (16) a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (EMBASA) da Regional Senhor do Bonfim, Bahia. Mais de duzentos trabalhadores ocuparam o prédio da Embasa e só sairão depois da pauta negociada e atendida as demandas das famílias camponesas de 11 municípios. 
 O tema principal da pauta de reivindicação é a luta por Soberania Hídrica para as famílias que vivem na região semiárida da Bahia. Reivindicam ao governo do Estado água encanada para famílias de algumas comunidades rurais dos municípios de Caem, Capim Grosso, São José, Jacobina, Caldeirão Grande, Queimadas, Quixabeira, Itiúba e Ponto Novo, além de perfuração de poços e instalação de sistema de abastecimento de água em outros municípios.
Muito animados os camponeses aguardam a reunião com a Gerência Regional. Além da pauta local o MPA, solicita uma audiência com o Governador para tratar do Programa Camponês.

O processo de negociação continua, o MPA aguarda uma resposta positiva da Embasa, do governo do Estado sobre a pauta que vem sendo negociação a muito tempo e até então não obtinha respostas, caso contrário os camponeses (as) estão preparados para ficar no local por tempo indeterminado.


 Em nota a Embasa por meio de sua assessoria de comunicação:
“Atendimento a reivindicações dos manifestantes já está em estudo pela empresa  
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) continua negociando a retirada imediata e pacífica dos mais de 100 integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) da sede da unidade regional da empresa em Senhor do Bonfim, ocupada desde a tarde desta quarta-feira (16). O grupo reivindica, entre outras coisas, a implantação e melhoria dos serviços de abastecimento de água em diversas localidades rurais de 11 municípios da região.
Foi agendada para esta sexta-feira (18) uma reunião com representantes da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN) e da Embasa, em Salvador, para discutir o assunto para acolhimento das demandas apresentadas. Segundo o gerente da Embasa de Senhor do Bonfim, Vinícius Araújo, já se encontra em andamento um estudo de viabilidade técnica para atender parte destas reivindicações. ”
Por Comunicação MPA