Manhã de quinta e sexta-feira, 4 de novembro de 2016, marcada por mobilizações dos estudantes, camponeses e operários do Sistema Petrobrás, contra a PEC do fim do mundo (PEC 241, agora PEC 55) e contra a venda de ativos da empresa.

O ato da manhã de hoje, ocorreu no Trevo da Resistência, em São Francisco do Conde, foi protagonizado pela Central Única dos Trabalhadores - CUT, Federação Única dos Petroleiros - FUP, Sitticcan, Sintercoba, Sindimetropolitano, Sindlimp, Sindipec, Sinditicc, Movimento Ocupa UFRB e Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA.
Além das organizações mencionadas anteriormente, de acordo com o coordenador da Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar "no ato de hoje, haviam cerca de 5 mil trabalhadores desempregados que estavam no local e pleiteavam uma das 50 vagas de emprego na Rlam". 
Dando continuidade Deyvid acresenta: "Essa ação compõe a agenda de mobilizações para construção da greve geral no dia 11 de novembro onde iremos parar o país contra esse governo golpista e seu conjunto de medidas que retiram os direitos das trabalhadoras e trabalhadores do Brasil, a exemplo da PEC 55 que congela os gastos públicos em saúde, educação, previdência social por 20 anos". 
Essa foi uma das atividades que reafirma a importância da aliança camponesa e operária por soberania energética e alimentar como estratégia para construção de um Projeto Popular para o Brasil.
Texto: Ramon Alves Malta e Jánderson Santana dos Santos

Fotos: Ramon Alves Malta