Neste último sábado (17), aconteceu a abertura do III Campeonato Intermunicipal de Futebol Society do MPA-BA, na comunidade fazenda várzea nova, município de Jacobina. O futebol está sendo uma das principais formas de esporte e diversão para jovens camponeses e para as comunidades rurais envolvidas no MPA, no município de Jacobina.

A ideia do campeonato nasce no ano de 2014, a partir da observação que faltava espaços de esporte, cultura e lazer nessa região para as pessoas que moram na zona rural. Havia uma desmotivação por parte dos jovens, a maioria dos campos de futebol estava abandonados, os times na sua maioria não tinham o kit esportivo. E como forma de incentivo formou-se uma equipe que reuniu os times e convidou para se organizar e realizar o I campeonato.
São três anos de realização do campeonato amador, que contempla o desafio de olhar para o campo como espaço para reprodução da vida, de continuidade do campesinato. Contribuindo assim, para a permanecia dos jovens no campo e promovendo que as famílias criem um vínculo maior com o lugar onde vive.
O III campeonato segue na disputa com 8 times de diferentes comunidades rurais, a previsão é que todos os finais de semana tenham jogos, e em meados de janeiro realizar a festa de encerramento e conhecer o ganhador da premiação.
Sábado (17) se deu a disputa entre: MPA X VARGINHA 2x2 e VÁRZEA NOVA X VÁRZEA QUEIMADA 7x0. 
Já no domingo (18) a disputa foi entre: JUNCO x PAU FERRO 0x0 e PORÇÕES X PAUDARQUINHO 4 x 2.