Plantar, cuidar, irrigar, colher, multiplicar assim tem sido a o vai e vem dos camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) na comunidade Boi Bravo, no município de Cândido Sales-BA, que realizaram a primeira colheita de feijão, no campo de semente irrigado nesta semana.

Este campo de semente irrigado faz parte do Projeto “Semeando Soberania: produção de sementes crioulas no Estado da Bahia”, com o resgate e multiplicação de sementes crioulas, organizado pelo Movimento. Ao todo são 16 campos de sementes, cada campo é composto de 2 hectares, num total de 32 hectares de áreas irrigadas com sementes crioulas plantadas, 8 campos no Sudoeste e mais 8 campos na região Norte da Bahia. Todos com o propósito de produzir e multiplicar as sementes crioulas a partir de campos irrigados.
O projeto tem cumprido seu objetivo por meio do trabalho desempenhado pelas famílias guardiãs, equipe técnica do projeto e o MPA. Assim como, com o objetivo da Campanha da Via Campesina Internacional, “Sementes Patrimônio do Povo a Serviço da Humanidade”, com o resgate e multiplicação das sementes crioulas gerando Soberania para as famílias camponesas.



Por Comunicação MPA