Iniciou dia 12 de junho em Santo Antônio de Jesus, o mutirão da esperança camponesa no Recôncavo baiano.  O trabalho de base foi realizado por quatro militantes do MPA junto com o grupo jovem – FORÇA JOVEM ligado a associação que atua nas cinco comunidades rurais onde foram feitas as visitas, encontros com jovens e participação das rezas e celebrações.

O mutirão nas comunidades de Tabocal 1, Tabocal 2, Tabocal 3, Bonfim e Bom Jardim proporcionou conversas com as famílias sobre a conjuntura política do país. De acordo com José de Jesus, militante do MPA que estava contribuindo com o trabalho de base na região. “Cada vez mais o MPA está expandindo, levando esperança para os camponeses/as na Bahia, teve início no dia 12 e terminou 15 de junho o mutirão no recôncavo, dialogamos com camponeses/as de cinco comunidades rurais sobre as reformas trabalhistas e previdenciária e sobre a PEC dos gastos que está pré-aprovada” Para ele, “o mutirão está sendo realizado com muita formação e reafirmação da cultura popular”.
No processo de preparação do mutirão, aconteceu a formação política e preparação de militantes e lideranças comunitárias do recôncavo sobre o que é o trabalho de base, dezessete anos de MPA e análise da conjuntura política nos dias 09 a 11 de junho. Os dias de 12 a 15 de junho, foi realizado trabalho de base em cinco comunidades. E na quinta feira (15), aconteceu o encerramento, que foi um momento místico de integração das cincos comunidades com apresentação do MPA na região e debate sobre as perdas dos direitos, a reforma trabalhista e a previdência como resultado do Golpe de Estado que retirou a presidenta Dilma Rousseff do governo.