Em clima festivo 29 famílias camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) receberam a chave de sua Moradia Camponesa nesta sexta-feira, 15 de setembro, no município de Itiúba.
O Ato de Inauguração das moradias camponesas foi realizado pela Associação de Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia-APASBA, na Comunidade de Poças e reuniu mais de 100 pessoas da região. O objetivo era prestigiar este momento importante para vida de 29 famílias camponesas que foram beneficiadas pelo Programa Nacional de Habitação Rural e agora, moram em suas tão sonhadas casas, tem o seu tão sonhado lar.
A alegria e a certeza de que só a luta faz valeu é expressão pela camponesa Margarete Laranjeira que é um das beneficiarias:
– “Através de muita luta, com mobilizações na caixa econômica e fazendo atos nas ruas da capital e BR da região, estamos realizando este ato inaugural das moradias camponesas construídas pela APASBA. Observe que o déficit habitacional para a população que vivem no campo no Brasil é uma vergonha, pouco era o investimento para a construção de casas, porém, com muita luta estamos superando esse desafio, são 29 famílias que estão sendo beneficiada e tem uma moradia digna para viver. Mesmo com o governo do golpista Michel Temer, a luta continua.”
Entre os contemplados a alegria tomara conta, afinal as chaves estavam sendo entregues. Essas casas foram conquistadas através de muita luta e de muita garra, mas agora está muito feliz em ver esse sonho tornar-se realidade, conta seu Zeli, Que ainda explica “isso só foi possível devido o esforço e empenho da APASBA, que tem pessoas comprometidas com a qualidade de vida dos camponeses. Isso se deve ainda as políticas públicas implantadas por Lula e Dilma, pena que o governo golpista, já assinalou que não levará em conta um programa tão importante como esse”, lamentou o camponês do MPA.
Por sua vez, o camponês e dirigente do MPA, José de Jesus, destacou as dificuldades enfrentadas pelas famílias assim como aponta as prioridades para o Movimento. ”O MPA prima por fazer chegar aos camponeses: habitação, água e produção, embora sabemos que para isso acontecer é preciso contar com governos que comunguem com as mesmas ideias, mas também, é preciso muita luta pois, foi através da luta que conseguimos conquistar um programa tão importante como este, de construir casas para os camponeses no meio rural, coisa que não existia antes dos governos Lula e Dilma, por isso é sempre bom lembrar que foi graças a APASBA, ao MPA e outros movimentos que fizemos existir a política pública de habitação voltada para atender as necessidades dos camponeses, tudo isso é motivo de orgulho e de grande alegria em está hoje aqui, entregando vinte e nove casas e dando dignidade às famílias beneficiárias dessa localidade”, conclui o líder camponês.
Entre os presentes, estiveram ainda representantes do Governo do Estado, autoridades e organizações da sociedade civil, entre eles: Cecília Petrina de Carvalho, da Prefeita Municipal; Raimundo Costa, Secretário de Agricultura; Wilson Dias, Diretor da CAR; Elizangela, da CUT Nacional; José de Jesus, Coordenador Regional do MPA; Rafael, Engenheiro da Caixa Econômica; Rodrigo, assessor do Deputado Estadual Marcelino Galo, e os camponeses e camponesas do MPA de toda região.







Por Comunicação MPA