A reanimação dos camponeses (as) quando se reuniu e ver que processo desenvolvido a processo desenvolvido a partir da reunião do MPA em cada comunidade, em cada conversa com o vizinho sobre a situação do país e a fundamental busca de saídas para esta situação, desta forma está acontecendo o Mutirão da Esperança Camponesa em cincos municípios da Região Centro Norte da Bahia, são eles: Jacobina, Capim Grosso, Caém, Caldeirão Grande e Queimadas.
Iniciou em meados de setembro e termina no mês de outubro, a primeira etapa na região centro norte da Bahia. Em cada localidade revela as suas singularidades, mas também se apresenta os que lhe unifica. Estás famílias camponesas organizadas pelo MPA vivem numa região semiárida, ou seja, que tem escassez e irregularidades de chuvas, é predominante a produção e beneficiamento da mandioca o que gera renda, numa realidade de muita pobreza e esquecimento pelos governantes. Porém, são um povo lutador, o acesso as políticas públicas para muitas famílias são resultado de muita luta, ao parar BRs, manifestação em Bancos, na Capital, em órgãos do governo do Estado e etc.
O casal Carlito Santos e Abeir Bispo fala com muita veemência sobre a situação do país, sobre este trabalho de base que está sendo realizado e sobre as conquistas do MPA na comunidade de Faz. Várzea Nova.
“O governo Temer é um governo golpista que entrou pela Janela que está retirando os direitos dos trabalhadores não é um governo popular, está governando para meia dúzia de pessoas. Se ele está lá é porque uma existe uma lei que permite a própria corrupção para ele e seus comparsas que estão também processados. Se mais pessoas tivesse no Brasil saído para as ruas talvez ele não estivesse mais lá. Os camponeses são esquecidos pelos governantes, só lembrando na hora de eleições. Estamos com dois anos de estiagem e não existe nada para dá suporte aos camponeses, o que chega para gente é o Bolsa famílias e mesmo assim está sendo cortado.
A comunidade onde vivo tem acesso hoje a vários direitos água encanada, cisternas, energia elétrica, moradia, estou terminando de construir minha casa e tudo isso são fruto das nossas LUTAS, da luta do MPA. Quem está no Mutirão da Esperança Camponesa não tem nada a perde, esse é o caminho, é preciso se organizar, fazer a luta trabalhar coletivamente. Quando o camponês está com uma roça para limpar, faz um mutirão e coletivamente faz o serviço, reina a solidariedade, porque muitas vezes a pessoa não tem como pagar alguém. O Mutirão do MPA significa a solidariedade entre os camponeses (as) o chamado para se organizar e lutar para não ter NENHUM DIREITO A MENOS. ”

São mais de 6 mil pessoas contempladas pela água encanada, com energia elétrica, cisternas de consumo humano e de produção, construído moradias grande e adequada,  que pode renegociar as dívidas dos pequenos agricultores, organizando e comercializando a produção de alimentos nas feiras, na construção de unidade de beneficiamento de mel, casa de farinha mecanizada, tratores, na produção de sementes crioulas, na construção da dignidade e consequentemente melhoramento da qualidade de vida, fizeram uma transformação desta região. Este é o início da luta por justiça e consolidação de um projeto de vida para quem mora no semiárido, uma vida sem dependência da politicagem e livre do êxodo rural. Muitas são as demandas de cada comunidade e das famílias camponesas que significa apenas o acesso aos direitos básicos. 














Por coletivo de comunicação