Ontem, no dia 12 de dezembro, no Grande Hotel em Juazeiro, Bahia foi feito o lançamento do Projeto Semiárido Produtivo do Movimento dos Pequenos Agricultores-MPA, que está sendo desenvolvido nos Estados Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Sergipe em parceria com INSA, ASA, IRPAA. O projeto visa a melhoria do sistema produtivo das famílias camponesas, a produção agropecuária, contribuir com a segurança alimentar e assim divulgar a ideia da convivência com o semiárido.


De acordo com Rafaela Alves, dirigente do MPA, este projeto significa a contribuição do movimento para a construção de uma política pública.
“O Projeto Semiárido Produtivo, vem sendo construindo a mais de cinco anos pelo MPA, em diálogo com parceiros importantes que atuam e compreendem bem o debate da convivência com o semiárido, com INSA, ASA, IRPAA, entre outros. Representa uma conquista importante para as famílias camponesas dos 05 estados que serão envolvidas de forma direta ou indireta no processo. É fato que nossas famílias precisam de projetos, investimento para estruturar atividades produtivas, de beneficiamento e comercialização, tendo como base dessa caminhada a agroecologia e a convivência com o semiárido. Seguimos comprometidos com o projeto para que ele: plante grandes resultados práticos na vida das famílias que desejam superar parte dos seus desafios produtivos; para que seja mais uma experiência importante que acumula para construção das políticas públicas mais amplas e massivas que precisa para o povo dessa região; e para que o propósito de estruturar uma Rede de Comunidades Camponesas do Semiárido seja de fato possível, essas são, portanto, pretensões do MPA com o projeto. Construímos assim a convivência possível e necessária”.

As famílias beneficiadas terão acesso atividades de assessoria técnica, incluindo a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de formações (com ênfase em jovens e mulheres), ações de estruturação individuais e de grupos produtivos organizados. Ao todo serão 400 famílias beneficiadas diretamente pelo projeto, em 63 comunidades, distribuídas em 27 municípios dos 05 estados do Semiárido onde o projeto atuará. Alimentação e criação animal, apicultura, avicultura, beneficiamento de frutas e leite são exemplos de atividades já desenvolvidas pelos grupos que participarão do Semiárido Produtivo.

Por coletivo de comunicação MPA