Em clima de festa, as chaves 39 unidades habitacionais foram entregues para as famílias da comunidade de Várzea Queimada no município de Caém. Com muitos anos de luta e organização, o sonho de ter a casa própria foi realizado, o ato inaugural desta conquista aconteceu no dia 12 de janeiro. Mais de 150 pessoas foram prestigiar esse momento de confraternização.
Para efetivação desta política pública, o MPA - Movimento Pequenos Agricultores realizou ocupações na Caixa Econômica do Estado e muita negociação com o Governo Federal, em Brasília. A pressão e organização das famílias camponesas são fundamentais para que esse direito de ter uma moradia digna seja atendido. Esta ação, sem dúvida é resultado das ocupações do Movimento Pequenos Agricultores, da organização das famílias e da articulação entre diversas comunidades rurais. 
Sirlane de Jesus fez abertura do ato inaugural recitando o poema “o sertanejo” de sua autoria, que fala da construção do progresso com respeito para mudança do cenário nordestino. Ressaltou que o MPA tem 13 anos na comunidade e que as demandas atendidas são muitas durante este tempo, com luta e organização estão possibilitando a melhoria da qualidade de vida das famílias da comunidade e da região.
Ao passo que as demandas das famílias foram recebidas pela Caixa Econômica, construiu as casas no âmbito do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), a partir de um convênio firmado entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com investimento de R$ 1,15 milhão.
Para José de Jesus que recorda os desafios e a luta para construção destas moradias “muitas críticas das pessoas que não fazem parte do MPA a gente recebeu, dizia a respeito da nossa luta, que isso não dava certo, que era coisa de louco, hoje estamos aqui dizendo que é possível, basta sonhar e correr atrás”. Todos os projetos efetivados na comunidade têm contribuindo para diminuir o êxodo rural, para que as famílias, os jovens, principalmente, permaneçam no campo.
O evento começou as duas horas da tarde com o ato inaugural e a noite teve show com Cessé Amorim, Pedro Silva e artista locais.

Por comunicação MPA