O Fórum Alternativo Mundial da Água iniciou na manhã deste sábado, 17 de março, com atividades autogestionadas superando a expectativa da comissão organizadora do evento, com a participação de mais de 2 mil pessoas já no primeiro dia do evento.

Durante o dia a programação contemplou 180 atividades autogestionadas, todas realizadas no Pavilhão João Calmon (PJC), Pavilhão Anísio Teixeira (PAT) e Anfiteatros do ICC Norte (Minhocão), locais estes que ficam na Universidade de Brasília (UnB).

As “atividades autogestionadas” são atividades político culturais dos povos e lutas em resistência em todo mundo. São atividade autônomas, organizadas de forma livre, a metodologia adotada fica a critério do grupo que estão à frente da atividade, no caso do FAMA 2018, são organizadas por movimentos sociais, institutos, organizações populares, sindicais e ambientais.

O maior evento em defesa da água do planeta deu seu ponta pé inicial com Assembleia Popular das Águas, seguida de um conjunto de debates, oficinas, seminários, rodas de conversa e sessões de cinema, todos debatendo sobre o nosso bem maior, a água.
O FAMA também é um espaço de denúncias e depoimentos. Antônia Melo da Aliança dos Rios dos povos do Xingu disse que somos todos a voz dos rios, e eles estão nos chamando para nos juntar em defesa deles. Leandro, do Rio Grande do Sul faz um alerta, “a água antes de tudo é um bem comum. Água antes de tudo é um ser vivo. Água não é um patrimônio sequer dos povos, é um patrimônio da natureza”. “Água é um presente da Pachamama para todos os seres vivos”. Ele ainda fez um alerta, “parem de acreditar nas autoridades, comecem a acreditar uns nós!” Marina Rocha, ribeirinha do São Francisco, abriu os depoimentos do dia e denuncia: “nosso Velho Chico vem sofrendo várias agressões, vem desaparecendo diversas nascentes que alimentam nosso rio”.

Além da programação em Brasília, também estão sendo realizados atos, manifestações e ações em todo país como a Marcha em Defesa das Águas na cidade de Araçuaí (MG). Ato na Hidrelétrica de Belo Monte (PA) e a saída dos atingidos rumo a Brasília. A ocupam a linha de trem da Vale no município de Pedra Corrida, por atingidos pela Samarco de Minas Gerais e do Espírito Santo. Estás atividades regionais fazem parte do início do Fórum Alternativo.


A programação do segundo dia do FAMA 2018 segue com a programação das atividades autogestionadas na UnB, porém, a programação contemplará uma diversidade ainda maior, estão previstas em torno de 200 atividades que serão desenvolvidas no campus sede.

Durante os 5 dias, 17 a 22, estarão reunidos na capital do país comunidades tradicionais, movimentos sociais, povos tradicionais, movimentos sindicais, ambientalistas e ativistas autorais para construir um caminho de resistência em defesa da água como um direito e não mercadoria, como o Fórum das Cooperação tem se proposto.

Acompanhe a programação do Fórum Alternativo Mundial da Água 2018 pela página @fama2018 e site do evento.

Por Adilvane Spezia | Comunicação FAMA 2018