O sexto dia de Greve de Fome por Justiça no STF, 5 de agosto, foi marcado por um encontro de muito alimento para a alma, entre a cantora folclórica latina, Indiana Nomma e os seis grevistas, Rafaela Alves, Luiz Gonzaga (Gegê), Vilmar Pacífico, Zonália Santos, Frei Sérgio Görgen e Jaime Amorim. Na ocasião Indiana que é filha do grande lutador do povo, Clodomir Santos de Morais, que a Caravana Nacional de Luta Camponesa do MPA homenageia, acompanhada do pianista Jose Cabrera dedicou as canções aos grevistas.
No final da apresentação Jaime, agradeceu a presença de Nomma e avisou que na luta todos e todas são necessários, principalmente aqueles que utilizam a música como instrumento. Depois de seis dias sem se alimentar, a música trouxe a animação, o conforto e a mística, tão importantes para este momento. “Nós temos que retomar as rédeas, combater a fome, não é possível que a gente não possa gritar enquanto tanta gente esta passando fome, desempregada, a violência tomando conta deste país, temos muita certeza do papel que vamos cumprir”, completou Amorim.

O encontro entre Nomma, Cabrera e os grevistas revelou-se um dos momentos mais místicos e importantes destes 6 dias de Greve de Fome por Justiça no STF, poucos não se emocionaram, afinal a música é o alimento da alma e da luta ao mesmo tempo. Como dizia a frase de Mario Benedetti escrita no quadro, “Cantamos porque chove sobre o sulco e somos militantes desta vida e porque não podemos, nem queremos deixar que a canção se torne cinza”.

Neste domingo, os seis grevistas ainda receberam a visita de trabalhadores e trabalhadoras do entorno de Brasília. Gilberto Carvalho, ex-ministro da Secretaria-geral da Presidência da República durante os governos Lula e Dilma, também visitou os grevistas para manifestar seu apoio e solidariedade. Na ocasião ele destacou o quão valorosa é atitude dos seis grevistas, considerando que o país está voltando ao Mapa da Fome. O jornalista Beto Almeida, diretor da TV Comunitária de Brasília, também marcou presença entre os ativistas em greve de fome, destacando que esta é uma atitude extrema, valorosa, e que deve ser abraçada e ampliada a partir dos demais segmentos populares pelo país afora.

Acompanhe o dia a dia da Greve de Fome por Justiça no STF pelas páginas do Movimentos Populares.



Por Adilvane Spezia e Marcos Corbari | MPA e Rede Soberania e Rafael Soriano | MST