Começa nesta sexta-feira (12/07) e segue até o dia seguinte (13/07) o III Encontro Estadual de Mulheres Negras e II Feira da Diversidade no Quilombo Engenho da Ponte Cachoeira.
O evento tem como objetivo o fortalecimento das organizações das mulheres negras da Regional Recôncavo, e conversar sobre os impactos da reforma da previdência para as mulheres e para todos os trabalhadores/as do país, sobre a necessidade de uma reforma política, assim como, analisar as violências contra as mulheres que se intensificou nos últimos anos. O encontro e a feira pretendem reunir mulheres quilombolas, militantes sociais, mulheres do campo, pescadoras, ativistas e trabalhadoras urbanas.
O encontro ocorrerá na Comunidade Quilombola Engenho da Ponte, Cachoeiras – Bahia, na sede associação da comunidade. 

Histórico de luta das mulheres negras do Quilombo Engenho da Ponte
A articulação de mulheres Negras do Quilombo Engenho da Ponte nasceu como um coletivo de mulheres negra no ano de 2010, onde mulheres da Associação Quilombola do engenho da Ponte percebeu a necessidade de uma conversa só com as mulheres e para mulheres. A partir daí, toda ultima sexta feira do mês, tinha uma reunião para dialogar e buscar alternativa para diversos problemas cotidiano da comunidade.
Como resultado deste esforço, surgiu no ano de 2016 um seminário para discutir saúde da mulher pescadora e trabalhadora rural, onde foi pautada uma feira de saúde das mulheres negra naquela comunidade.
No ano seguinte (2017) aconteceu o I encontro de mulheres negras com mulheres de vários Quilombos e cidades do Estado da Bahia. O II encontro foi realizado e nesta caminhada este ano vai acontecer o III encontro e a II Feira.

PROGRAMAÇÃO III ENCONTRO. III Encontro de Mulheres Negras e II Feira da Diversidade no Quilombo Engenho da Ponte Cachoeira.