Se você não for, só você não vai. EU VOU, TU VAI!



O MPA em articulação junto às Escolas Famílias Agrícolas de Itiúba, Antônio Gonçalves, Monte Santo e Quixabeira, Movimento CETA, Articulação dos Fundos de Pasto (Central Fundo de Pasto) e Pastoral da Juventude Rural realizou na última semana o 3ª modulo da escola da juventude camponesa. Desta construção coletiva resulta a iniciativa da construção do 1º Acampamento da Juventude do Semiárido da Bahia ampliando com a participação do MST, do MAB e do Levante Popular da Juventude. Esse momento demarca um novo passo dessa articulação com o objetivo de refletir sobre os desafios colocados para a juventude do campo do Semiárido baiano e apontar lutas comuns.

É por isso que nesses 20 a 21 de setembro de 2019 estaremos realizando o nosso I Acampamento da Juventude do Semiárido com a presença de jovens da região Norte da Bahia e convidamos você, jovem, a vir conosco cantar, gritar e se manifestar por um Brasil novo. O local será próximo a cidade de Ponto Novo, no Acampamento União (antiga Sítio Barreios). O evento é aberto ao público, (todos/as estejam convidados a participar) com uma programação repleta de discussões que permitirão aos participantes a partilha de conhecimentos e troca de experiências sobre a juventude do Semiárido.

Além de muita animação, os organizadores do evento solicitam dos participantes a contribuição de alimentos perecíveis e não perecíveis, que tragam o “Kit Militante” (prato, talheres, caneca, colchão, barracas, roupa de cama, itens de higiene pessoal e remédios de uso contínuo pessoal). Os/as jovens precisam vim preparados para acampar, com colchão e barraca (se tiver).

Dando continuidade ao evento, no dia 22 na cidade de Ponto Novo, vai acontecer a 40º Missão da Terra e os jovens que participarão do Acampamento da juventude do Semiárido estão convidados a fazer essa caminhada.


40º Missão da Terra

O município de Ponto Novo (BA) foi escolhido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) da diocese de Senhor do Bonfim (BA) para sediar a 40ª edição da Missão da Terra, em 22 de setembro.

Com o tema “40 Anos de Caminhada, Fé E Resistência Por Vida, Terra, Água e Direito”, o evento deverá reunir cerca de 7 mil fiéis de cidades da região, entre elas Campo Formoso (BA), Filadélfia (BA), Senhor do Bonfim (BA), Capim Grosso (BA).

Ao Jornal 98 Notícias desta terça-feira (30), o representante da CPT, Antônio Célio, disse que a romaria tem o propósito incentivar a permanência das famílias no campo.

"A ideia é de resistência de permanecer no território, porque o homem e a mulher do campo sem o território não têm onde sobreviver, e até mesmo porque as cidades estão inchadas, então a importância de preservar a terra porque é de lá que se tira o alimento”, afirmou.



JUVENTUDE CAMPONESA QUAL É A SUA MISSÃO?
SEMEAR SOBERANIA E FAZER REVOLUÇÃO