"Debaixo da lona preta o inimigo fez careta mais o povo atravessou". Foi ao som da lona preta, que traz consigo toda uma história de luta e resistência do povo que marcha no caminho da libertação, que iniciamos o I Acampamento da Juventude do Semiárido. 
Este é o canto dos jovens camponeses/as, quilombolas, assentados e acampados do Semiárido baiano, são vários jovens, de diversos municípios da Bahia, que estão reunido (hoje) 20 de setembro, com o intuíto de fortalecer o debate sobre a conjuntura atual enfatizando o papel da juventude nos processos históricos de transformações de realidades. 
O evento segue até amanhã (21) e está sendo organizado pelas organizações que tem atuação na região Norte da Bahia, movimento sociais, escolas famílias agrícolas, pastoral e articulação do campo. No dia (22), participaram da 40º Missão da Terra na cidade de Ponto Novo, Bahia. 
Com muita animação e cantando a música do cantor e compositor Zé Pinto: Floriô, citada acima, base da reflexão que aconteceu durante o dia, uma boa conversa sobre o contexto de luta da Acampamento União, local que está acontecendo o evento, e fazendo análise da realidade atual. 
Para Cíntia Souto, que mora no município de Nordestina e está participando do Acampamento esse dia foi maravilhoso, " Foi com muita mística e animação que aconteceu o primeiro dia do acampa, e com esse mesmo entusiasmo que a juventude seguirá em construção" .

Por comunicação MPA