No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida porque lembra a morte de Zumbi dos Palmares, escravo que virou símbolo da luta do povo negro contra a escravidão ao liderar o Quilombo dos Palmares, em Alagoas. Para esta data, vamos lembrar de camponeses (as) negros (as) que dedicaram suas vidas à luta pela causa camponesa.
Hoje trazemos a lembrança de João Pereira de Oliveira, mais conhecido como João Bigode, que dedicou sua vida em defesa do campesinato. Militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o camponês foi assassinado em abril de 2017. Ele era presidente da associação local e também coordenador da Escola Família Agrícola, em Antônio Gonçalves na Bahia.


José Raimundo Mota de Souza Júnior. Educador popular, grande defensor da Agroecologia, das cisternas de placa e militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Júnior do MPA, como era conhecido, morava na Comunidade Quilombola de Jiboia, município de Antônio Gonçalves – Bahia. Foi assassinado a tiros enquanto trabalhava no campo com um irmão e um sobrinho.

Em memória e simbolo do povo negro quilombola camponês, Tia Liquinha vive.


Por comunicação MPA