Aconteceu no último final de semana a Primeira etapa da Escola de formação para jovens brigadistas Bahia, regional Sudoeste. 
Com uma diversidade de jovens das 3 micros regionais ( Lindaura, Zé Novais e Umbuzeiro ) do Sudoeste , deu início na tarde de sexta-feira (28) com uma análise de conjuntura, facilitada pelo companheiro Alexandre Xandó, da consulta Popular e com significativas contribuições do companheiro Anderson Amaro,do direção estadual do MPA, e jovens que estavam presentes. A noite, foi vez de assitir o filme Brasileiro Bacurau onde os jovens puderam se enxergar, como os personagens daquela pequena cidade, com inúmeras riquezas cobiçadas pelos Capital, mas, que com organização do povo venceram.
O sábado (29), foi conduzido pelo companheiro Mateus Qvedo, do Coletivo Nacional de Juventude do MPA, com o tema Brigadas de Juventude, foi realizado um estudo sobre o que é uma brigada, qual seu papel, a importância dos jovens se organizarem e ocuparem espaços, cartografia/mapa social de suas micro regionais, onde listaram além de municípios, comunidades em que o MPA atua, as ameaças e potencialidades de cada micro.

A noite cultural iniciou com uma apresentação teatral, realizada pelos jovens, Dennis e Alane ex Caravanistas, muita animação e poesia .

O domingo ( 01/03) , debateram Identidades e classe (s), Gênero, Raça, diversidade sexual, Com a contribuição das companheiras Mafalda- Levante popular da Juventude- Bahia e Eulalia- Do Coletivo estadual de Juventude Bahia ..
Um momento de formação, compartilhamento de vivências, informações muita animação, mística que despertou em cada jovem que ali esteve, a vontade de lutar por seus direitos e uma sociedade justa, levantando a bandeira de luta e contribuição para construção do Projeto Popular, e expansão do plano Camponês.

E que teve como encaminhamentos a criação das Brigadas em níveis Micro e macro, Metropolitana, até o fim do mês de Abril, para atuarem nas bases e na MOBILIZAÇÃO CAMPONESA DE MAIO.

Juventude que ousa lutar, constrói poder popular