O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) lançou nessa quinta-feira, 09, o “Mutirão Contra a Fome”. Trata-se de uma campanha nacional de arrecadação e distribuição de alimentos para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Comforme relatam os dirigentes do movimento, a ação se justifica em virtude dos efeitos das medidas neoliberais tomadas nos últimos anos, que resultaram em perdas de direitos aos trabalhadores e colocaram em curso uma crise da econômica que afeta milhares de famílias sujeitas ao desemprego ou à condições precárias por meio de trabalhos informais. Essa situação se agrava com com a sobreposição de outra situação de crise, agora com abrangência global, de fundamentação sanitária e de saúde pública, expressa pela pandemia do Coronavírus, que exige da população que se coloque em isolamento social para diminuir o avanço da doença, levando muitas pessoas a ao extremo de ficar sem ter o que comer.
A campanha tem como objetivo central arrecadar e distribuir alimentos à famílias de trabalhadores e também à população em situação de rua. O MPA busca ainda fortalecer a organização do povo através de comitês populares de abastecimento, incentivando a participação das organizações do campo e da cidade no processo, bem como, a transição agroecológica desenvolvida nas unidades produtivas camponesas. Para o MPA essa ação pode ajudar a garantir o acesso ao alimento a toda a população, contribuindo também para as pessoas procedam o seu resguardo frente à pandemia, tendo seu direito à alimentação resguardado.
“Diante da Pandemia do Coronavírus, que têm gerado impactos imensuráveis a vida humana e aprofundado as diversas crises no mundo e no Brasil, nós do MPA temos afirmado nosso compromisso com a luta pela vida; refletido os fatores estruturais dessa conjuntura; construído linhas de atuação junto aos nossos parceiros e ao povo do campo e da cidade; constatado as consequências desse processo na vida da população mais empobrecida que demanda de ações emergências na saúde e na assistência básica; bem como, temos elevando constantemente nossas preocupações com o tema da produção de alimentos e do abastecimento popular visto a situação de fome que cresce no país”, explica Leomárcio Araújo, da coordenação nacional do movimento.
O MPA está convidando a todas as organizações e também as pessoas individualmente para que contribuam com a campanha “Mutirão Contra a Fome” através da doação de generos alimentícios ou recursos financeiros que possam ser destinados à compra de alimentos que serão distribuídos junto às famílias identificadas com esta necessidade. Manifestações de apoio em vídeo também são bem vindas e serão veiculadas por meio das redes sociais do movimento.
Conforme informado pelo MPA, o movimento se compromete em organizar um sistema de comunicação capaz de assegurar à população o acesso a informação dos patrocinadores, apoiadores e parceiros da campanha, bem como do conjunto de ações nacionais que paralelamente estarão acontecendo. As doações serão gerenciadas pela Associação Nacional da Agricultura Camponesa (ANAC), que garantirá a prestação de contas e transparência através do site nacional do mpa: https://mpabrasil.org.br/
Serviço:As doações em dinheiro podem ser realizadas por transferência bancária por pessoas físicas e jurídicas. A conta para deposito dos recursos será da Associação Nacional da Agricultura Camponesa (ANAC), CNPJ: 05.357.888/0001-38, Conta Corrente: 1572-0; Agencia 0721; Operação 003 – Caixa Econômica Federal.
Informações:Site do MPA: www.mpabrasil.org.brFacebook: @mpacampesinatoInstagram: @mpabrasilTwiter: @mpa_campesianto
Texto: Erica Anne Oliveira
0 comentários
Deixe aqui seu comentário: