O ano 2021, começa com boas novas para camponeses/as e agricultores/as da agricultura familiar no município de Malhada de Pedras - Bahia com o início da execução do PAA-emergencial do governo do estado.  

No último sábado (9 de janeiro de 2021), iniciou a execução do PAA- Emergencial (Programa de Aquisição de Alimentos- Emergencial) em Malhada de Pedras. A ação é uma parceria da SJDHDS (Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social)ASFAB (Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia) e o MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) que se articularam para garantir que agricultores e as agricultoras do município obtivesse mais essa conquista. Neste momento, de crises do capital acirrada pela pandemia da COVID-19 que tem levado muitas pessoas as estatísticas de morte e aumento da situação de insegurança alimentar e fome, entre outros, os alimentos foram entregues a Pastoral da Criança de Malhada de Pedras que tem contribuído com a distribuição dos alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade social.  


Deste modo, o programa está beneficiando diretamente 22 agricultores/as que participam do programa vendendo seus produtos e até o presente momento a execução do programa já atendeu a 55 famílias, com a previsão de chegar atender 80 famílias no total, ao longo dos 6 meses de execução.   



Através do seu mandato popular, o vereador Evanio Oliveira do MPA, contribuiu intermediando de forma significativa para que o programa viesse atender aos munícipes. De acordo com ele, são mais de três mil toneladas de alimentos saudáveis que foram vendidos pelos agricultores/as e distribuído para os mais necessitados, uma forma de fortalecimento da agricultura familiar e camponesa que gera emprego e renda pra muitas famílias em Malhada de Pedra.  




Por comunicação MPA Bahia